INÍCIO QUEM SOMOS SFR CALENDÁRIO REGIONAL FRATERNIDADES LOCAIS

Perdão de Assis: a Misericórdia como ponte para a santidade



Há 800 anos atrás, em 1216 Francisco rezava profundamente na igrejinha da Porciúncula. Quando de repente “uma luz muito forte tomou conta do local e Francisco viu sobre o altar Cristo revestido de luz e à sua direita a sua Mãe Santíssima, circundada por uma multidão de Anjos".

Cristo então pergunta a Francisco o que ele desejava em prol da salvação das almas, e sua resposta foi: "Apesar de ser um miserável pecador, Te peço que todos aqueles penitentes que vierem visitar esta Igreja recebam um amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as suas culpas".

Com a anuência do papa Honório III, São Francisco recebeu a indulgência plenária. Em 1622, o Papa Gregório XV estende esta grande indulgência a todas as Igrejas da Ordem Franciscana. Em 1678 o Papa Inocêncio XI diz que essa indulgência também poderia ser aplicada as almas do Purgatório.

E 800 anos depois daquela noite de 1216, estamos celebrando essa graça que ficou conhecida como “Perdão de Assis”. E justamente no ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco.

Que possamos usar essa infinita misericórdia de Deus para conosco como uma ponte para a santidade.

Por Eryck Magalhães
Secretário Regional de Ação Evangelizadora

Comentários

INSTAGRAM

JUFRA DO BRASIL