INÍCIO QUEM SOMOS SFR CALENDÁRIO REGIONAL FRATERNIDADES LOCAIS

17 de Setembro - IMPRESSÃO DAS CHAGAS DE SÃO FRANCISCO


Hoje (17) celebramos a memória do misterioso prodígio e dom concedido por Deus a São Francisco no Monte Alverne: a impressão das Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo em São Francisco de Assis. Os Estigmas são o selo divino àquele que buscava imitar o Cristo com todas suas forças desde o dia de sua conversão.

Francisco vivia fascinado pelo Cristo que veio para realizar a vontade do Pai e se fez obediente até a morte, a morte de cruz. Aqui está a explicação por que o santo usava o Tau. Este lhe lembrava a cruz, sinal de salvação, da bondade e da misericórdia divina para conosco. Francisco muitas vezes orou ao Pai, pedindo provar no seu corpo as dores do Senhor Jesus e sentir tão grande amor pelo Crucificado como Ele sentiu por nós. E de fato aconteceu:

Era madrugada do dia 14 de setembro de 1224, festa da Exaltação da Cruz.

Durante suas meditações, Francisco viu a figura de um homem com seis asas, semelhante a um serafim, pregado a uma cruz, e à medida que continuava na contemplação, que lhe dava imensa felicidade, mas era sombreada de tristeza, sentiu se abrirem em seu corpo as feridas que o tornaram uma imitação do próprio Cristo crucificado. Foi, dessa forma, o primeiro cristão a ser estigmatizado, mas enquanto isso lhe trazia alegria, sendo um sinal do favor divino, foi-lhe motivo de muito embaraço e sofrimento físico.

Sempre tentou ocultar os estigmas com faixas e seu hábito, e poucos irmãos os viram enquanto ele viveu. Eles lhe causavam muita dor e com isso dificultavam seus movimentos, além de sangrarem com frequência. Muitas vezes teve de ser carregado por não poder andar, ou teve de viajar sobre uma mula, o que não era do seu agrado por achar que era um luxo.

As chagas em seu corpo não são, senão, a aprovação divina e a resposta ao seu ardente desejo de sentir em sua carne os sofrimentos do Crucificado.

São Francisco das Chagas, rogai por nós!

Comentários

INSTAGRAM

JUFRA DO BRASIL