INÍCIO QUEM SOMOS SFR CALENDÁRIO REGIONAL FRATERNIDADES LOCAIS

QUEM SOMOS

A Juventude Franciscana é um movimento católico, inserido na Família Franciscana, formado por jovens leigos que se sentem chamados/as pelo Espírito Santo para fazer, em fraternidade, a experiência de vida Cristã à luz da mensagem de São Francisco e Santa Clara de Assis, aprofundando a própria vocação no âmbito da Ordem Franciscana Secular (OFS).

NOSSO CARISMA

Viver o Evangelho segundo a forma observada e proposta por Francisco e Clara de Assis, à luz dos desafios do mundo e da Igreja, sendo presença fraterna na realidade onde vivemos.

São Francisco de Assis 

Francisco nasceu em Assis, no ano de 1182. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida de conversão de completa pobreza. Levou uma vida evangélica, pregando a todos o amor de Deus, fazendo com que homens e mulheres desejassem segui-lo.

Procurou viver o Evangelho à risca. Imitando a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas sociais da sua época, com os seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo.

Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação num tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos.

Santa Clara de Assis


Clara nasceu em Assis, no ano de 1193. Pertencia a uma família nobre e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pelo irresistível desejo de segui-lo.

Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos, Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente indo ao encontro de São Francisco. Seu ato de coragem chamou a atenção de outras jovens que acabaram, com seu exemplo, abraçando a pobreza. Este grupo de mulheres passou a ser conhecido no início como "Damas Pobres", e hoje, como "Clarissas". 

Clara, junto a suas irmãs, viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.

Santa Rosa de Viterbo

Nascida em Viterbo, na Itália, no ano de 1223 em uma família humilde, abraçou ainda adolescente a Ordem dos Penitentes de São Francisco, hoje, Ordem Franciscana Secular. Distinguiu-se pela pureza de vida, no exercício da caridade para com o próximo e no zelo da fé. Em um período de conflitos entre a Igreja e o Imperador Romano, Rosa costumava sair as ruas para pregar ao povo na tentativa de reconduzi-los a fé. 

Suas pregações ganharam notoriedade e a ira das autoridades locais. Junto com sua família foram exilados de Viterbo. Mesmo assim, Rosa não desanimou e continuou a sua missão nas cidades que passou a morar com seus pais. Após o falecimento do Imperador, retorna a Viterbo, onde morreu muito jovem, no dia 6 de março de 1251, aos 18 anos de idade.

Pelo seu testemunho e tão pouca idade, foi escolhida como a Padroeira da Juventude Franciscana do Brasil.

ONDE NOS ENCONTRAR

Atualmente, os estados de Pernambuco e Alagoas possuem 8 fraternidades de JUFRA:


PERNAMBUCO
Bodocó
Bom Conselho
Caruaru
Pesqueira
Triunfo

ALAGOAS
Pão de Açúcar
Penedo
União dos Palmares



Conheça mais sobre as nossas fraternidades, clicando aqui.



QUERO SER UM JUFRISTA!

Venha fazer parte da JUFRA e conhecer este "luminoso ideal de vida" (São João Paulo II):

"A gente pode ser muito mais feliz.
Seguindo o exemplo de Francisco de Assis".




Saiba mais sobre a JUFRA do Brasil
https://www.jufrabrasil.org/




INSTAGRAM

JUFRA DO BRASIL