INÍCIO QUEM SOMOS SFR CALENDÁRIO REGIONAL FRATERNIDADES LOCAIS

04 de Outubro - SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182.Um jovem rico e vaidoso, que se tornou o mais pobre dos santos e o mais santo dos pobres. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”.

Aconteceu que Francisco foi para as cruzadas como cavaleiro, mas antes de chegar aos campos de batalha adoeceu. Durante sua recuperação, ouviu e obedeceu a voz do Senhor que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao mestre ou ao criado?”. Ele respondeu que ao mestre. “Porque, então, transformas o mestre em criado?”, replicou a voz. "Volte para casa, Francisco. Sua glória será muito maior do que aquela encontrada em um campo de batalha".


No início de sua conversão, viveu como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai e restaura a minha igreja que está em ruínas”.

Partindo em missão, espalhando a paz e o bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis, escolheu uma pequena capela dedicada a Santa Maria dos Anjos como o seu lugar predileto. Na primavera do ano 1200 já não se encontrava só; tinham-se unido a ele alguns seguidores que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes. A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria, Marrocos… Peregrinando até aos Lugares Santos ensinando com o seu exemplo a simplicidade do Evangelho.

Em 1223, foi a Roma obter a aprovação de uma Regra do Santo Padre, pois o número de seus seguidores cresceu e havia a necessidade de se organizar perante a Santa Madre Igreja, nascendo assim a sua primeira ordem: os Frades Menores. Nos últimos anos de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo.

Já enfraquecido pelas doenças e dores dos estigmas, São Francisco de Assis, rodeado pelos seus filhos espirituais recebe a visita da irmã morte deitado sobre o chão frio de terra na noite de 3 de outubro de 1226.

Dois anos mais tarde, foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 16 de julho de 1228.

São Francisco de Assis, rogai por nós!

Comentários

INSTAGRAM

JUFRA DO BRASIL