INÍCIO QUEM SOMOS SFR CALENDÁRIO REGIONAL FRATERNIDADES LOCAIS

JUFRA ecoa o Grito dos/as Excluídos/as na terra de Zumbi (União dos Palmares-AL)



7 de Setembro: Dia da Independência do Brasil, foi neste dia tão democrático para o nosso país que a Juventude Franciscana de União dos Palmares, junto com a comissão organizadora do Grito, promoveu o 18º Grito dos/as Excluídos/as que trouxe como tema: “Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população.”


Nos concentramos no fim da rua Castelo Branco, em fronte a Palmarina Cross, local que antes servia de abrigo para os desabrigados da últimas enchentes, para a Igreja Matriz aonde encerrou-se a caminhada com a Santa Missa.


Dentre as reivindicações deste ano, destacou-se nas três paradas que realizamos a abordagem sobre a violência em nosso município, questão essa que foi abordada em fronte ao Batalhão de Polícia Militar, seguida a temática da precarização da Educação, questionada na segunda parada através do Pró-reitor da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, e a última parada que se deu em fronte à Câmara de Vereadores, onde questionamos o valor do voto e a importância de elegermos pessoas comprometidas com as políticas públicas do nosso município.


Houve uma apresentação teatral onde ressaltava as amarras que estamos presos com a velha política que predomina em nossa cidade e que isso só irá mudar se a população der as mãos para enfrentar o coronelismo que aqui se faz presente.


O público que compareceu maciçamente ao Grito dos/as Excluídos/as neste ano foi dos movimentos e pastorais da Igreja Católica, pois vínhamos trabalhando a importância de participação dos mesmos nas reuniões de liturgia semanalmente. Vale ressaltar o apoio que tivemos do Pe. Marcone, recém transferido para nossa paróquia, que deu um estímulo maior para nós da JUFRA, Pastoral da Juventude do Meio Popular-PJMP e Pastoral da Criança (movimentos que formam a comissão organizadora do Grito em União dos Palmares-AL).


No mais, agradecemos a todos e a todas e enviamos nos relatos e fotos para servirem de estímulo para as demais Fraternidades que ainda não abraçaram este momento democrático de participação popular que é o GRITO DOS/AS EXCLUÍDOS/AS.
Vanessa Augusta do Nascimento
Secretária Fraterna Local
Fraternidade Frei Galvão – União dos Palmares-AL

Comentários

INSTAGRAM

JUFRA DO BRASIL