Pular para o conteúdo principal

Destaques

CONGRESSO REGIONAL CELEBRATIVO - 40 ANOS

CONGRESSO CELEBRATIVO PELOS 40 ANOS DE NOSSO REGIONAL


É com muita alegria que convocamos todas as irmãs e irmãos que formam as fraternidades de nosso Regional NEB1 - Pernambuco e Alagoas, para juntos celebrarmos os 40 anos de caminhada. Nosso encontro está marcada para os dias 6, 7 e 8 de Julhode 2018 na cidade de Triunfo-PE.
    Este é um momento de compartilhar e reafirmar os nossos passos enquanto Juventude Franciscana que busca viver o Evangelho à luz dos ensinamentos de nossos patronos, São Francisco e Santa Clara de Assis, bem como nossa Padroeira Santa Rosa de Viterbo e todos os santos e santas de nossa família franciscana do Brasil e do mundo. Tudo isto que celebramos, é fruto das muitas sementes de fraternidades lançadas na terra, sementes que germinaram e renderam muitos e bons frutos. 
      Ficamos desejosos da participação de todos vocês! Paz e Bem!

TODAS AS ORIENTAÇÕES ESTÃO NA CARTA DE CONVOCAÇÃO!


MATERIAIS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD E LINK PARA INSCRIÇÃO ↓
CARTA DE CONVOCAÇÃO
I…

Realizado XV CONJUFRA, Santa Maria/RS - JUFRA, tua missão é servir!



Encerrou-se nessa terça-feira o XV Congresso Nacional Eletivo da Juventude Franciscana do Brasil realizado na cidade de Santa Maria/RS. Após quatro dias de intensa vivência fraterna, representantes dos Regionais do Pará, Maranhão, Ceará/Piauí, Rio Grande do Norte/Paraíba, Pernambuco/Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso/Mato Grosso do Sul/ Rondônia, Paraná e Rio Grande do Sul avaliaram a caminha da JUFRA conduzido pelo irmão Alex Bastos onde foi destacada os diversos avanços, dentre eles a realização do Encontro dos 40 anos da JUFRA do Brasil; elaboração da Carta de Guaratinguetá " A JUFRA que queremos Ser!"; a criação da Jornada Franciscana pelo Direitos Humanos;, as diversas campanhas formativas, destacando o Caderno de formação; a elaboração da Cartilha para novas Faternidades; a participação em diversos organismos e eventos nacionais da igreja católica e outras organizações; expansão da JUFRA nas redes sociais e os diversos destaques nos mais diversos meios de comunicação no Brasil e o no mundo.  


Deposição do SFN 2010-2013

O XV CONJUFRA elegeu um novo Secretariado Fraterno Nacional para o triênio 2013-2016. O novo SFN terá a irmã Mayara Ingrid como Secretária Fraterna Nacional. Mayara é natural da cidade de Poção de Pedra/MA, e hoje reside na cidade de Uberlândia/MG onde cursa Doutorado em Genética e Bioquímica na Universidade Federal de Uberlândia. Junto ao SFN já assumiu a Subsecretaria Nacional para Área Nordeste A (2007-2010) e a Subsecretaria Nacional  de Formação (2010-2013), Também assumiu a formação no Regional NEA1 Maranhão e é Professa na Fraternidade de OFS da cidade de Uberlândia/MG.
Os demais irmãos eleitos para o SFN foram:


Subsecretário para Área Norte: Vanderson (Capanema/PA)
Subsecretário para Área Nordeste “A”: Sandolini Braga (São Luiz/MA)
Subsecretário para Área Nordeste “B”: Ricardo Meneses (SE)
Subsecretário para Centro-Oeste:  Henrique Mathias (Campo Grande/MT)
Subsecretária para Área Sudeste:  Mônica Rodrigues (Carmo do Parnaíba/MG)
Subsecretária para Área Sul:  Gleice Francisca (Foz do Iguaçu/PR)
Delegado Internacional: Alex  Bastos (São Paulo/SP)



Novo SFN 2013-2016 (Gleice, Mônica, Henrique, Ricardo, Sandolini e Mayara.


Também foram indicados para acompanhar o SFN da JUFRA do Brasil, para Animação Fraterna (a ser definido pelo Conselho Nacional da OFS): Admara Titonelle (São Gonçalo/RJ); Alex Bastos (São Paulo/SP); Robson de Oliveira (Aracajú/SE). Para Assistência Espiritual (a ser definido): Frei Fabricio Ferreira, Ofm Cap (Belo Horizonte/MG) e Frei Rodrigo Péret, Ofm (Uberlândia/MG).

Entre as principais determinações do Congresso, foi a efetivação da orientação proposta pelo Encontro Nacional de Formadores e Animadores realizado em setembro desse ano em Brasília, dando início ao processo de revisão das diretrizes de formação da JUFRA, tendo os regionais o prazo de um ano para realizar esse processo partindo das fraternidades locais para que ainda nesse triênio seja realizado o IV CONJUFRA Extraordinário para a finalização desse processo. Outra recomendação foi a realização do I Encontro Nacional de DHJUPIC e Ação Evangelizadora.

Destaca-se também a grande presença da Ordem Primeira no XV CONJUFRA, ao todo estiveram presentes 11 frades durante todo o encontro, entre OFM e OFM Cap. Foram eles: Frei Miguel da Cruz OFM (SP), Frei Wellington Buarque OFM (PE), Frei Fabricio OFM Cap (MG), Frei Aldevir OFM Cap (RS), Frei Tiago OFM (RS), Frei Malone OFM (RS), Frei Rodrigo Péret OFM (MG), Frei Genivaldo OFM Cap (PE), Frei Franklin OFM (RS).



Um momento muito especial do CONJUFRA foi a visita dos participantes a Boate KISS, local da tragédia que culminou com a morte de mais de 230 pessoas em janeiro desse ano. Foi feito no local um momento de oração e afixadas algumas faixas em memória as vítimas.






O próximo evento da JUFRA do Brasil será o Encontro Internacional da JUFRA que ocorrerá dentro das atividades que ocorrem antes da Jornada Mundial da Juventude, esse encontro será realizado na cidade de São João Del Rey/MG entre os dias 19 e 22 de julho.

Por fim ficou definido que o XVI CONJUFRA Eletivo terá como sede o Regional OESTE (MT/MS/RO) e será realizado pela segunda vez na cidade de Campo Grande/MS, que recebeu o VIII CONJUFRA Eletivo em 1992.


A JUFRA do Brasil agradece ao Regional Sul, através das Fraternidades de Santa Maria e Porto Alegre pela excelente acolhida e pelo zelo que tiveram em organizar esse momento histórico.

Que Deus possa abençoar esses irmãos que conduziram a JUFRA do Brasil pelos próximos três anos, sendo os exemplos de São Francisco e Santa Clara de Assis possam ser os norteadores desse novo ciclo na Juventude Franciscana do Brasil

Comentários