INÍCIO QUEM SOMOS SFR CALENDÁRIO REGIONAL FRATERNIDADES LOCAIS

Tríduo Pascal


Tivemos a oportunidade nesses quarenta dias de aprofundar a conversão pessoal e o compromisso social. Agora somos convidados a celebrar com autenticidade o mistério central da nossa fé: Jesus Cristo, morto-ressuscitado.

O tríduo pascal começa com a comemoração da Ceia do Senhor, na quinta-feira à noite. Essa Ceia pascal costuma ser seguida de uma vigília de adoração de Jesus Cristo, memória de sua agonia no Horto das Oliveiras.

A sexta-feira da paixão, Páscoa da cruz, dia de jejuar “porque tiraram o esposo” da comunidade, é um dia de exaltação do Cristo Senhor, de sua glorificação na Cruz.

O sábado santo, dia de repouso, é comemoração do tempo em que o Senhor esteve na sepultura. Passamos este sábado maior em clima de silêncio, oração e expectativa.

Surpreendendo a noite, as comunidades cristãs acordam com seus vibrantes aleluias pela passagem de Deus libertador: ”Eis o dia do Senhor!” É domingo! É Páscoa da Ressurreição! O ponto alto é a Vigília Pascal.

Celebrando a Páscoa, este mistério maior, ao longo deste tríduo santo, as comunidades aprofundam sua fé no Deus dos oprimidos. Na vitória de Jesus nós saboreamos a nossa própria vitória sobre as forças da morte que imperam neste mundo, e nos animamos, uns aos outros, a assumir com garra e gosto a causa da vida, até que a Páscoa definitiva, a libertação completa, aconteça e o Reino de Deus irrompa em toda a sua plenitude.

Bom Tríduo Pascal! Feliz Páscoa!
Extraído das introduções do Ofício Divino das Comunidades.


SECRETARIADO FRATERNO REGIONAL

NE B1 – PE/AL


Comentários

INSTAGRAM

JUFRA DO BRASIL