Pular para o conteúdo principal

Destaques

VI Encontro do Distrito Agreste - CONVITE

VI Encontro do Distrito Agreste do Regional NE B1-PE/AL Bom Conselho/PE 12, 13 e 14 de janeiro de 2018.
Tema: “Jovens protagonistas na construção de um mundo novo” Iluminação Bíblica: “Ser Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14)
CONVITE
Pesqueira-PE, 05 de dezembro de 2017.
Caríssimos Irmãos e Irmãs do nosso tão querido e alegre Distrito Agreste, Paz e bem!

É com imensa alegria que convidamos vocês para o nosso VI Encontro do Distrito Agreste, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2018, na cidade de Bom Conselho/PE
O Tema será: “Jovens protagonistas na construção de um mundo novo”, ser jovem protagonista é algo que nos jufristas procuramos vivenciar todos os dias em nossas vidas, sendo exemplo e levando o evangelho a todos, seguindo sempre os passos de nosso seráfico Pai São Francisco, neste encontro vamos refletir sobre o tema proposto e sobre nossa caminhada, enquanto distrito Agreste e fortalecer ainda mais os laços de fraternidade que já existem em nossos corações.
A…

Visita fraterna a Novo Lino/AL

No dia 23/02/2014, jovens da cidade de Novo Lino/AL receberam a visita fraterna do regional, cujos representantes eram: Washington Lima dos Santos (subsecretário distrital para Alagoas) e Maísa Joventino dos Santos (subsecretária regional de Ação Evangelizadora).  A visita tinha como intenção: Reanimar os jovens que um dia viveram a experiência de fraternidade na JUFRA. A recepção foi realizada pelo irmão Alfredo da OFS de Bom Conselho/PE. Inicialmente, participamos da celebração eucarística, tendo a oportunidade de apresentar aquela visita e também convidar os jovens da cidade para vivenciar o carisma franciscano. A reunião ocorreu em uma sala ao lado da Igreja, nos alimentamos, partilhamos o pão. Washington convidou a juventude a montar a mística do encontro, todos deveriam ir à busca de materiais para enfeitar o ambiente. Ao retornar, cada um partilhou um pouco do que observavam naquela mística, como também, quais os mistérios escondidos em cada símbolo naquele chão.




Maísa conduziu a oração inicial e partilhamos um pouco sobre cada irmão, em subtemas como: Quem és tu?  O que é a JUFRA? Quem participava? Quem quer continuar? Como está a sua relação com a família?  A igreja? Como está a sua espiritualidade? Ao passo que falavam sobre suas vidas e seus contatos com a JUFRA, podemos conhecer cada pessoa escondida ali, podemos saber como tocar cada irmão/irmã, ao passo, que a nós foi revelado o grande desejo de serem jufristas. Era incrível como eles falavam de Francisco, como eles falavam da JUFRA, mesmo estando a mais de um ano sem se reunir.
Almoçamos na casa da irmã (Day). Após breves conversas, retornamos ao encontro.
Quase que pontualmente, todos estavam ali novamente. Uma dinâmica foi realizada, os irmãos deveriam escrever em um papel a resposta a seguinte pergunta: “Por que quero ser jufrista?”, as respostas foram guardadas dentro de um porta-recados. Ficou decidido que na próxima visita regional, eles estariam com aquela pequena caixa e iriam partilhar tudo que ali estava, com o intuito de recordar aquele desejo expresso, afim de que, ele nunca acabasse. As questões burocráticas da JUFRA do Brasil foram passadas, as organizações, as subsecretarias, enfim, tudo para que ali realmente nascesse novamente a estrutura juvenil – JUFRA. Algumas irmãs ficaram de participar do encontro de área em Maceió/AL, com o proposito de beberem ainda mais do carisma franciscano.
 Para finalizar o encontro com um ato de compromisso e amor a vida franciscana, passarinhos de madeira foram distribuídos, todos escreveram seus nomes e na árvore “fraternidade” puseram seus passarinhos, suas “vidas”.




Ao contemplar o momento, partilhamos a simbólica experiência de ser “pássaro” de Deus na vida em fraternidade. Alfredo realizou uma dinâmica, e ao fim, dançamos ao som da música “Minha juventude é franciscana, é assim na Jufra...”.




Fraternalmente,
Washington Lima dos Santos
Subsecretário para o distrito Alagoas





Comentários