5º Encontro do Distrito Sertão


Nos dias 25, 26 de março de 2017, a Fraternidade Irmão Sol – JUFRA de Salgueiro – PE, realizou o V encontro do Distrito Sertão com o tema: A Devoção Mariana à Luz do Carisma Francisclariano e lema: "Salve Rainha Santíssima! Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e de todo bem". O encontro foi concretizado na Escola Municipal Doutor Severino Alves de Sá. Durante o evento foi explanado os temas propostos com representantes das quatro fraternidades presentes: Estrela de Assis Triunfo/PE, Francisco Irmão Universal Santa Filomena/PE, Irmão Menor Bodocó/PE e Irmão Sol Salgueiro/PE sempre tendo como reflexão o aprofundamento dos jovens em suas missões.

A abertura do distrital foi com o momento de espiritualidade realizado pelo Frei da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos de Caruaru/PE o Frei Hércules de Vasconcelos Moreno - OFM Cap. Um exemplo do momento foi à devoção por Nossa Senhora que São Francisco e Santa Clara de Assis seguiam em seus valores espirituais e históricos (explanação do tema). “Figuras além dos seus tempos que são refletidos diretamente na atualidade”. Na manhã houve a divisão de duas equipes para a missão em comunidade com momento de partilha do Santo Evangelho, orações, cânticos franciscanos, demonstrações do carisma nas ruas e nas famílias visitadas. Na tarde do mesmo dia foi proposta uma reflexão em roda de diálogo sobre o momento da missão, posicionamento das famílias com a visita, realidades que nos reflete, partilha de pontos comuns e benefício por está ação simples administrada pelo dom que Deus nos deu. Ouvir muito mais que falar.

A noite houve o convívio fraterno ao tema Balck White com muita dança, músicas e banho de piscina regada a alegria contagiante de todas as fraternidades que entraram no clima da festa e partilha de momentos com os demais irmãos das diferentes cidade do Sertão maravilhoso e abençoado.

No dia 26/03 iniciou com a celebração eucarística com o Padre Romilson da própria comunidade do Planalto em Salgueiro/PE que acolheu em um momento muito propício da Quaresma e que mais uma vez nos demonstra na liturgia a missão de cada cristão pelo exemplo do primeiro livro de Samuel (1Sm 16, 1b.6-7.10-13a). Em seguida proposta pela Irmã Maria Rita da Silva da Congregação de Santa Elizabeth da Hungria, dinâmica e palestra com o tema: Jovens na igreja. Lembrando sempre nas palavras do Papa Francisco remetendo-se a JMJ no Brasil, participação dos jovens no perfil traçado na igreja e seus engajamentos espirituais e mais uma vez a missão é colocada em pauta com reflexões e pensamentos franciscanos. Para finalizar as atividades um debate sobre a Campanha da Fraternidade 2017 com o secretário regional de DHJUPIC Magno Almeida e enfoque no tema Fraternidades: Biomas Brasileiros e defesa da vida. Recordando as lutas travadas pela preservação dos biomas, na responsabilidade com o presente dado por Deus e debate sobre a crise sócio politica ou até mesmo sócio ambiental.

Sendo Assim, a Fraternidade Irmão Sol agradece a todas as fraternidades que fizeram-se presentes neste encontro, agradecemos na figura do Secretário Fraterno Regional do Distrito Sertão Márcio Rodrigues, ao Frei Hércules Capuchinho e Irmã Rita Elisabetina , a Irmã Electra Moura OFS (Animadora Fraterna local), aos representantes da Escola Municipal Doutor Severino Alves de Sá, e aos facilitadores do evento que ajudaram na construção de maneira direta ou indireta.

Comentários