INÍCIO QUEM SOMOS SFR CALENDÁRIO REGIONAL FRATERNIDADES LOCAIS

CARTA COMPROMISSO do XXIV Encontro das Áreas Nordeste A e B da JUFRA do Brasil

JUVENTUDE FRANCISCANA (JUFRA) DO BRASIL
SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL
SECRETARIAS DAS ÁREAS NORDESTE A E B

XXIV Encontro das Áreas Nordeste A e B da JUFRA do Brasil
22 a 25 de fevereiro de 2020


Ilhéus, 23 de fevereiro de 2020


Aos caríssimos(as) irmãos(as),
da Juventude Franciscana do Brasil,
das Ordens e Congregações Franciscanas masculinas e femininas,
da Ordem Franciscana Secular,
da Conferência da Família Franciscana do Brasil
e outros Movimentos e Organizações parceiras.

Que o Senhor vos dê a Paz!

Nós, jovens jufristas residentes no Nordeste do Brasil, reunidos na cidade de Ilhéus-BA, de 22 a 25 de fevereiro de 2020, na Casa de Encontro do Abrigo São Vicente de Paulo, empolgados com a pluralidade de irmãos advindos de todos os regionais para o XXIV Encontro das Áreas Nordeste A e B, que teve como tema "Missão e Profecia: Ressignificando a presença da Juventude Franciscana no Nordeste", vimos por meio desta carta partilhar nossos anseios sobre como podemos protagonizar a nossa ação como jovens franciscanos.

Em tempos difíceis, em que nos deparamos com a descrença e a falta de amor em nossa sociedade, sentimos a necessidade de refletir o compromisso que assumimos com o nosso ideal franciscano de vida. À luz das palavras de Santa Clara, que recomendou à Santa Inês: “Não perca de vista seu ponto de partida, conserve o que você tem, faça o que está fazendo e não o deixe” (cfr. 2CtIn 11), nós também, hoje queremos ressignificar a nossa história no contexto em que vivemos, atribuindo um novo olhar ao que já existe e mudar o curso dos acontecimentos. E, assim como o profeta Neemias afirma que Deus resgatou seu povo (Cf. Ne 1,10), buscamos também nós, jovens, resgatar a essência do nosso carisma, sempre atentas e atentos ao chamado do Senhor e firmes na perseverança. “Mas, em rápida corrida, com passo ligeiro e pé seguro [...] avançando com cuidado pelo caminho da bem-aventurança” (2CtIn 12.13), afinal, temos pressa em (re)construir a Civilização do Amor. E como Francisco e Clara, sentimo-nos impelidos a viver em missão, confiantes e alegres, anunciando a Boa Nova a toda criatura, sendo testemunhas vivas do Evangelho (Cf. Mc 16,15).

Movidas e movidos pelas inquietações que surgem em nós quando nos confrontamos com os anseios e apelos do nosso querido Papa Francisco, o qual pede que sejamos uma “Igreja em saída”, nos questionamos: O que podemos fazer hoje para que nossa presença seja um novo sinal luminoso e atuante no meio onde vivemos?

Sentido de Pertença

Queremos ressignificar o nosso sentido de pertença nas fraternidades locais, assumindo o compromisso de viver com fidelidade a nossa vocação franciscana e, assim, fortalecer as nossas fraternidades e o nosso ser no mundo. Desse modo, por meio desse sentido de pertença, queremos levar para os jovens e para a sociedade em geral o nosso carisma e o que escolhemos viver: A perfeita alegria, a missão e o encontro com o próximo.

Ativos na Igreja

Como Cristãos Católicos, queremos servir junto à Ação Pastoral da Igreja, por intermédio da nossa vivência franciscana, ressignificando a vivência dos valores do Evangelho e da vocação que nos foi dada por Deus, sendo presentes e ativos nas comunidades como missionários e profetas.

Ir ao encontro

Queremos ir ao encontro do próximo: pobres, chagados, excluídos, marginalizados, feridos, maltratados, doentes e tantos outros “leprosos” da nossa sociedade atual, sendo com eles “um só coração e uma só alma” (Atos 4,32).

Sensíveis à Criação

Queremos contribuir para a Integridade da Criação e nossa Casa Comum, a partir das nossas fraternidades locais, motivando a sociedade a uma conversão ecológica*. “Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre como que em dores de parto até o presente”(Romanos 8,22), não esquecendo do nosso legado e responsabilidade, visto que o nosso Pai Seráfico é reconhecido mundialmente como o patrono da ecologia.

Estreitar os laços com a Família Franciscana

Desejamos efetivar nossa presença ativa com as Ordens e Congregações religiosas franciscanas e as Fraternidades Seculares, estreitando os laços e reafirmando o nosso compromisso de caminharmos juntos como família. Por sermos a juventude desta grande Família, enfatizamos a necessidade do apoio das Ordens e Congregações para a Assistência Espiritual às nossas fraternidades locais e regionais, garantindo assim a fidelidade ao carisma do nosso Pai Seráfico São Francisco.

Também reafirmamos, portanto, que somos parte integrante da Ordem Franciscana Secular e como tal, necessitamos da presença efetiva e afetiva da Animação Fraterna nos diversos níveis. Oferecendo assim, “o suporte necessário para que essa juventude cresça e se desenvolva sob a ótica do carisma franciscano reconhecendo sua autonomia e singularidade [...] pois é impossível imaginar JUFRA afastada da OFS, da mesma forma que é difícil pensar na OFS sendo indiferente à JUFRA” (Caderno Nacional de Formação 17ª edição; Celebração dos 35 anos do Diretório de Mútuas Relações).

Conclusão

Desta forma, nós, Juventude Franciscana presente no Nordeste, assumimos o compromisso de sermos protagonistas, profetas e missionários, ressignificando a nossa presença nestas terras calorosas, fecundas e acolhedoras. Chamados a sermos testemunhas vivas do evangelho à luz de Francisco e Clara de Assis, recomecemos, “pois até agora pouco ou nada fizemos”!


Paz e bem!

____________
*Conversão Ecológica: Levarmos em consideração a dimensão ecológica, vivermos uma nova relação com nossa casa comum, uma vez que estamos interligados. A partir de mudanças de ações práticas no nosso dia-a-dia, além disso utilizarmos nossas vozes por políticas públicas em prol de uma ecologia integral.


Comentários

INSTAGRAM

JUFRA DO BRASIL